Aliança tornará Friedrich Merz, líder do CSU, o novo chefe de governo alemão e barra possibilidade de extrema direita do país europeu chegar ao poder. Friedrich Merz, favorito para ser o novo chanceler da Alemanha.
REUTERS/Teresa Kroeger
Conservadores do CSU e social-democratas do PSD da Alemanha anunciaram nesta quarta-feira (9) que apresentarão um acordo para formar um novo governo no país. A aliança tornará o líder da centro-direita, Friedrich Merz, o novo chefe de governo alemão e barrará a extrema direita do país europeu de chegar ao poder.
Os conservadores e os sociais-democratas apresentarão seu acordo ainda nesta quarta, informou o CSU.
Merz venceu as eleições realizadas no país em fevereiro, mas não obteve a maioria no Parlamento necessária para formar governo. Desde então o líder conservador vinha debatendo alianças com diferentes partidos.
No ano passado, o conservador deu sinais de que poderia se unir ao AfD, partido da extrema direita que teve crescimento recorde no Parlamento no pleito de fevereiro.
Após vencer as eleições, no entanto, Merz negou que se aliaria ao AfD e, desde então, vinha dialogando com o Partido Social-Democrata (SPD) do chefe de governo Olaf Scholz, para formar um novo governo.
Ele também já marcou posição contrária ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e defende uma retaliação da Europa ao tarifação anunciado por Trump na semana passada.
Esta reportagem está em atualização.
Source link