Volkswagen Tera: veja um giro pelo carro e o que já sabemos sobre ele; VÍDEO

Automóveis




No evento de lançamento, o g1 teve acesso à configuração topo de linha do modelo, chamada Highline, com o pacote opcional Outfit. Mas a montadora pouco contou sobre os detalhes do carro. Veja quais são as principais novidades do novo Volkswagen Tera
A Volkswagen apresentou recentemente seu novo SUV de entrada, o Tera. O modelo promete ser o mais barato da marca, com preço ligeiramente acima de R$ 100 mil. Assim, fará parte de um dos segmentos mais disputados do mercado, rivalizando com Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian.
A Volkswagen ainda não revelou a data de lançamento nem informações sobre preços, versões, ficha técnica ou equipamentos. Sabe-se que o Tera ficará entre o hatch Volkswagen Polo e outros dois SUVs da marca: o Nivus e o T-Cross.
No evento de lançamento, o g1 teve acesso à configuração topo de linha do modelo, chamada Highline, com o pacote opcional Outfit, que adiciona uma série de adendos estéticos e de assistência à condução, como ocorre com o Volkswagen Nivus.
Confira no vídeo acima o que já sabemos sobre o carro, e entenda nesta reportagem o que se espera do novo SUV da Volkswagen.
LEIA MAIS
Volkswagen apresenta o Tera, SUV de entrada para brigar no setor mais concorrido do mercado
Do anonimato ao Oscar: conheça o Kadett de Fernanda Torres no filme ‘Ainda Estou Aqui’, que será leiloado
Como funciona a frenagem autônoma de emergência e quanto custa ter no seu carro?
Dimensões do Tera
Construído na mesma plataforma do Polo e do Nivus, o Tera será um SUV subcompacto. Sem dados oficiais, a reportagem do g1 fez medições preliminares com uma trena. O Tera deve ser o mais longo entre seus principais concorrentes.
Veja as principais diferenças entre os três carros, caso as dimensões do Tera se confirmem:

Sobre o visual, a frente do Tera parece uma combinação de design de três modelos da VW.
Os faróis, lanternas, grade e para-choques lembram um Polo mais “anabolizado”.
Já a parte central da grade é muito semelhante à do Virtus, mais larga nas extremidades,
A porção superior da grade, que se assemelha a um sorriso, lembra a do T-Cross.
À primeira vista, o espaço do porta-malas parece estar de acordo com a média da categoria. O bagageiro do Renault Kardian tem 358 litros.
Galerias Relacionadas
Motorização
Sob o capô do carro que o g1 teve acesso, há um motor turbinado, identificado pela sigla TSI na tampa. Ainda não é possível afirmar qual será a versão utilizada:
se será o motor 1.0 TSI do Polo, com 116 cv e 16,9 kgfm de torque;
ou o motor 1.0 TSI do Nivus, com 128 cv e 20,4 kgfm de torque.
Embora o câmbio não tenha sido confirmado, é provável que seja o mesmo automático de seis velocidades utilizado em outros modelos da Volkswagen.
Versões
O lançamento oficial do Tera está previsto para o final do primeiro semestre, quando outras versões também serão apresentadas.
A versão exibida ao g1 foi a Highline com pacote Outfit, que inclui rodas diferenciadas, pintura em dois tons, bancos exclusivos e o sistema ADAS — conjunto de tecnologias desenvolvido para ajudar o motorista a ter uma condução mais segura e confortável.
Nessa versão, espera-se que o sistema conte com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, entre outros recursos. Mas a Volkswagen não informou.
Espera-se também que o catálogo do Tera também inclua as versões Comfortline, intermediária, e uma versão com motor 1.0 aspirado MPI, mais simples, de 84 cv e 10,3 kgfm de torque.
A silhueta de um Fusca, Gol e Tera aparecem no contorno da janela traseira do SUV
Divulgação | Volkswagen
Um detalhe no vidro do Tera revela as altas expectativas da Volkswagen para o modelo. Na foto acima, é possível ver a silhueta de um Fusca, um Gol e o Tera, um indicativo da intenção de fazer do novo SUV um sucessor desses grandes clássicos da indústria automotiva brasileira.
“O segmento de SUVs é extremamente importante no Brasil. Essa categoria conquistou 24% do mercado no ano passado e, este ano, deve chegar a 30% de tudo que é emplacado no Brasil”, afirma o presidente da Volkswagen, Ciro Possobom.
“Nós vendemos três milhões de unidades do Fusca, sete milhões do Gol e já alcançamos um milhão de unidades comercializadas do Polo. Esperamos ter o mesmo sucesso com o Tera.”
Interior
Por dentro, o carro é agradável. O acabamento segue o padrão Volkswagen, ou seja, tem bastante plástico nas portas, no painel e no console central. Como defeitos, os espaços para pernas, ombros e cabeça no banco traseiro são mais limitados.
Os bancos com acabamento Outfit são um ponto de destaque à parte. Com couro sintético degradê, o interior transmite a sensação de pertencer a um veículo de categoria superior.
Os assentos dianteiros possuem bancos inteiriços — ou seja, o encosto de cabeça não é removível. No entanto, assim como os bancos traseiros, o design, o conforto e a textura do couro são agradáveis ao toque.
Central multimídia flutuante é novidade no Tera, pois Polo, Nivus, Virtus e T-Cross possuem ecrã integrado ao painel
Divulgação | Volkswagen
À frente do motorista, há um painel de instrumentos familiar, o mesmo de 10 polegadas utilizado em toda a linha VW. O volante também é o mesmo do Nivus.
Além disso, a tela de entretenimento não está mais integrada ao painel. Sua borda fica destacada do console, o que é conhecido como “tela flutuante”. Além de trazer um ar mais moderno para a cabine, essa escolha de posição da tela impede que ela superaqueça.
Ali também está a única parte com uma faixa de couro – bastante pequena — abaixo da tela. O carro avaliado possuía carregador de celular por indução, mas não há garantia de que todas as versões a serem disponibilizadas pela VW vão contar com o acessório.
Há duas portas USB-C para carregar celulares, mas não há saída de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro.
Veja abaixo como foi a revelação do carro:
Veja o momento da revelação do Volkswagen Tera



Source link