'Futuro do século XXI será determinado pela parceria entre EUA e Índia', diz vice de Trump

Economia




J.D. Vance afirmou que os dois países chegaram aos termos finais para um acordo comercial. Mesmo sem dar tantos detalhes, o político sinalizou que os países devem colaborar nas áreas de energia e defesa. Donald Trump discursa ao lado de J.D Vance, Melania e Usha Vance
ALEXANDER DRAGO/Pool via REUTERS
Os Estados Unidos e a Índia chegaram aos termos finais de referência para um acordo comercial que pode evitar as tarifas recíprocas cobradas pelo governo do presidente Donald Trump sobre o país asiático, informou o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, nesta terça-feira (22).
Vance afirmou que o “futuro do século XXI será determinado pela parceria entre EUA e Índia” e que “se a Índia e os EUA não trabalharem juntos, o século 21 será um período sombrio para o mundo”.
Embora não tenha dado tantos detalhes, Vance indicou que o acordo pode ser influenciado, sobretudo, por parcerias nas áreas de energia e defesa.
LEIA TAMBÉM
Trump está ‘estudando’ o que fazer com Powell; entenda a importância de um BC independente
Dólar despenca mundialmente após Trump anunciar que pensa em demitir diretor do banco central americano
Segundo o político, os EUA e a Índia “coproduzirão muitos equipamentos de defesa” e ambos reconhecem que a região do país asiático “deve permanecer segura contra qualquer potência hostil”.
Vance também afirmou que os dois países “têm muito a ganhar com o fortalecimento dos laços energéticos” e que os EUA têm interesse em ajudar a Índia com questões relacionadas à energia.
“Este governo reconhece a importância de energia barata e confiável, e queremos vendê-la para a Índia”, afirmou Vance.
O vice-presidente também disse que os EUA querem “ajudar a Índia a explorar suas reservas de gás offshore e suprimentos minerais críticos” e que a o fornecimento de energia americana para o país pode ajudar o governo indiano a realizar seus “objetivos nucleares”.
Por fim, Vance pontuou que os americanos querem ter mais acesso aos mercados indianos e que a Índia deve considerar a remoção de algumas das suas barreiras não tarifárias para facilitar esse acesso.
*Com informações da agência de notícias Reuters
Como Trump ‘cria’ um novo inimigo a cada 15 dias



Source link