Executivo da Siemens e família estão entre as vítimas do acidente. Autoridades estão investigando o que causou queda do helicóptero de turismo. Vídeo mostra momento em que cauda de helicóptero que caiu em Nova York se desintegra
Um novo vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o helicóptero que caiu na quinta-feira (11) no rio Hudson, em Nova York, se desintegra no ar, antes de cair.
A aeronave, de uma empresa de turismo, caiu na tarde de quinta. Seis pessoas estavam a bordo, incluindo o piloto e cinco turistas espanhóis da mesma família. Nenhum deles sobreviveu.
As novas imagens mostram o helicóptero perdendo a cauda ainda no ar (veja vídeo acima). A aeronave começa então a cair. Na sequência, a hélice superior também se desintegra, e a cabine então vira de cabeça para baixo e cai no rio.
Momento em que helicóptero se desintegra no ar antes de cair no rio Hudson, em Nova York, em 10 de abril de 2025.
Reprodução/ g1
Initial plugin text
Vídeo mostra momento em que helicóptero cai no rio Hudson, em NY
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O acidente aconteceu por volta das 15h15, pelo horário local. Testemunhas relataram que o helicóptero da empresa New York Helicopters parecia descontrolado antes de atingir a água. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram a aeronave se despedaçando no ar.
Equipes de resgate foram enviadas ao local com botes, e o helicóptero foi retirado da água horas depois da queda. Entre as vítimas está um executivo da Siemens e a família dele.
As investigações para determinar a causa do acidente já estão em andamento e envolvem a Administração Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB).
Acidentes com helicópteros na região não são incomuns. O alto volume de voos turísticos sobre Manhattan já resultou em quedas no passado, levantando questionamentos sobre a segurança desse tipo de operação.
Nesta reportagem você vai ver:
O que aconteceu?
Quem são as vítimas?
Onde foi o acidente?
O que pode ter causado a queda?
Há histórico de acidentes semelhantes?
1. O que aconteceu?
Imagens mostram queda de helicóptero em Nova York
Redes Sociais
O helicóptero fazia um voo panorâmico na região do rio Hudson para que turistas tivessem uma vista aérea de Nova York. Todas as seis pessoas que estavam a bordo morreram.
A aeronave, um modelo Bell 206, decolou de um heliponto da cidade e caiu por volta das 15h17 (16h17, em Brasília). O voo durou cerca de 18 minutos.
Vídeos mostram que o helicóptero estava de cabeça para baixo quando atingiu a água. Testemunhas relataram que a aeronave parecia se partir no ar antes de cair.
2. Quem são as vítimas?
Trabalhadores de resgate e equipes de emergência atuam no local da queda de um helicóptero no rio Hudson, em Nova York, em 10 de abril de 2025
REUTERS/Eduardo Munoz
Cinco pessoas da mesma família estão entre as vítimas do acidente de helicóptero no rio Hudson. O executivo da Siemens Agustín Escobar, a esposa dele, Mèrce Camprubí Montal, e os três filhos, morreram na queda.
Toda a família era da Espanha. Segundo a “ABC News”, os filhos do executivo tinham 4, 5 e 11 anos de idade.
Escobar trabalhava na Siemens há mais de 27 anos e já havia sido presidente da empresa na Espanha. Desde outubro de 2024, ele atuava como CEO global da divisão de Infraestrutura Ferroviária da Siemens Mobility.
O piloto do helicóptero, um homem de 36 anos, também morreu na queda. O nome dele ainda não foi divulgado.
3. Onde foi o acidente?
Helicóptero caiu na região de Nova York, em 10 de abril de 2025
Bruna Azevedo/g1
O helicóptero caiu no rio Hudson, ao sul da ilha de Manhattan, entre Nova York e Jersey City, em Nova Jersey. O local do acidente fica próximo a uma torre de ventilação do túnel Holland, que liga as duas cidades.
A região tem tráfego aéreo intenso, com diversos helicópteros e aviões particulares sobrevoando Manhattan para voos turísticos e comerciais.
4. O que pode ter causado a queda?
Vídeo mostra queda de partes de helicóptero no rio Hudson, em Nova York
As causas exatas do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades. Os investigadores devem analisar o histórico de manutenção do helicóptero e o registro da operadora New York Helicopters, responsável pelo voo.
Justin Green, advogado especializado em aviação e ex-piloto de helicópteros do Corpo de Fuzileiros Navais, afirmou à Associated Press que um dos vídeos do acidente pode indicar uma “falha mecânica catastrófica”.
Segundo o especialista, é possível que as hélices principais do helicóptero podem ter atingido a cauda, rompendo-a e fazendo a cabine despencar.
“Não há indícios de que tivessem qualquer controle sobre a aeronave. Nenhum piloto poderia ter evitado esse acidente depois de perder a sustentação. É como uma pedra caindo no chão. É devastador.”
5. Há histórico de acidentes semelhantes?
Acidentes com helicópteros em Nova York não são raros. Desde 1977, pelo menos 38 pessoas morreram em acidentes envolvendo esse tipo de aeronave na cidade.
Em 2009, uma colisão entre um avião e um helicóptero turístico sobre o rio Hudson deixou nove mortos. Já em 2018, cinco pessoas morreram quando um helicóptero de turismo caiu no East River.
A mesma empresa que operava o helicóptero que caiu nesta quinta-feira já teve um incidente em 2013. À época, um Bell 206 perdeu potência e precisou fazer um pouso forçado no rio Hudson. Na ocasião, o piloto e uma família de quatro suecos saíram ilesos.
Os acidentes e o barulho causado pelos helicópteros já fizeram com que alguns ativistas e autoridades pedissem a proibição ou a restrição do tráfego nos helipontos de Manhattan.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Source link
