Segundo veículos de imprensa do México, autoridades acreditam que Ricardo Ruíz Velasco, com que ela teria tido um relacionamento amoroso, foi o mandante do crime. Ministério Público de Jalisco diz que ‘a investigação continuará com a confidencialidade necessária’. Influencer mexicana é morta durante transmissão ao vivo no TikTok
O chefe de um cartel está sendo apontado pela imprensa do México como suspeito da morte da influencer Valeria Márquez, assassinada durante uma transmissão ao vivo no TikTok, nesta terça-feira (13).
Segundo veículos de comunicação como “Milenio” e “Telediario”, autoridades de Jalisco, que fica na região metropolitana de Guadalajara, onde o crime ocorreu, consideram que o “principal suspeito” é Ricardo Ruíz Velasco, conhecido por nomes como como ‘El Doble R’, ‘R2’ e ‘El Tripa’.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Ex-miss e dona de salão de beleza: quem era Valeria Márquez, influencer morta em live no México
O criminoso, que faz parte do grupo de elite do cartel Nova Geração de Jalisco (CJNG) e Valeria estariam mantendo um relacionamento amoroso há alguns meses.
O Ministério Público de Jalisco, responsável pela investigação, no entanto, não confirma a informação. Procurado pelo site Infobae, disse que o nome de Ricardo “não consta formalmente no processo, nem foi mencionado em depoimento” e que “a investigação continuará com a devida confidencialidade para evitar qualquer impacto sobre ela”.
Horas depois, se pronunciou oficialmente através de uma nota oficial enviada à imprensa:
“Em resposta às notícias da mídia que apontam diretamente para os supostos autores do assassinato de uma mulher, ocorrido ontem em Zapopan, a Procuradoria Geral do Estado esclarece que, até o momento, não há alegações específicas no processo de investigação”.
Após a morte de Valeria, mensagens antigas, em que a influenciadora denunciava estar sendo ameaçada por um ex e que teriam sido compartilhadas por no Instagram, também começaram a aparecer na imprensa.
De acordo com a rede de TV Univision, em uma postagem, uma foto em que ela aparece com as pernas aparentemente machucadas, ela afirma que algo poderia acontecer com ela ou sua família:
“Ele era meu atual parceiro, com quem eu morava, é por isso que o chamo de ‘EX’. Eu o responsabilizo por qualquer coisa que possa acontecer comigo e com minha família, mesmo que eu tenha que deixar a cidade”.
Antes de ser ligado ao assassinato de Valeria Márquez, Ricardo Ruiz Velasco, já foi vinculado a outros atos criminosos.
Em 2012, foi apontado como suspeito do assassinato de Daisy Ferrer Arenas, que foi encontrada em um canal de esgoto em Guadalajara. Também esteve envolvido no assassinato de Juan Luis Lagunas, conhecido como ‘ O Pirata de Culiacán’, de quem teria se vingado pela morte do fundador de seu cartel.
Saiba mais detalhes sobre o caso
Valeria Márquez postou foto nos Stories pouco antes de ser morta
Instagram/Reprodução
Valeria Márquez, uma influenciadora de 23 anos e dona de um salão de beleza na região metropolitana de Guadalajara, no México, foi morta a tiros durante uma transmissão ao vivo no TikTok, nesta terça-feira (13).
Segundo relatório do Ministério Público, obtido pela imprensa local, o atirador entrou no estabelecimento dela sob o pretexto de dar um presente à jovem e atirou pelo menos duas vezes, em sua cabeça e seu peito.
Nas imagens, que rapidamente viralizaram em todas as redes sociais, Valeria desmaia diante da câmera e uma funcionária com quem ela conversava pega o celular dela e desliga a transmissão.
O atirador fugiu em uma motocicleta e ainda não foi identificado oficialmente.
A Procuradoria Geral do Estado de Jalisco, onde o crime ocorreu, abriu uma investigação de feminicídio. Embora o motivo não tenha sido confirmado, relatos não oficiais indicam que o ataque pode ter sido ordenado pelo ex-namorado de Valéria.
Valeria tinha mais de 100 mil seguidores em seu perfis no Instagram e no TikTok, em que compartilhava tutoriais de maquiagem, rotinas de cuidados pessoais e reflexões sobre sua vida profissional.
Ela também participou de concursos de beleza locais e ganhou o título de Miss Face em 2021, o que aumentou sua visibilidade.
Pouco antes de ser morta, a jovem postou uma foto de seu look nos Stories do Instagram.
Source link
