União Europeia disse que, se necessário, vai retaliar com suas própias tarifas a produtos americanos. Trump mostra tabela do tarifaço por país
Brendan Mialowski/AFP
Líderes mundiais reagiram ao anúncio desta quarta-feira (2) do presidente dos EUA, Donald Trump, de cobrar “tarifas recíprocas” de produtos de outros países que entram no mercado americano.
Segundo Trump, as tarifas recíprocas serão metade das alíquotas cobradas por outros países. Além disso, os EUA imporão uma alíquota mínima de 10% aos seus parceiros comerciais, incluindo o Brasil.
A expectativa do anúncio já havia provocado reações antes mesmo do discurso do republicano na Casa Branca. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, disse na terça que a União Europeia tem um “plano forte” para retaliar as tarifas impostas por Washington.
“Não queremos necessariamente retaliar. Mas se for necessário, temos um plano forte para retaliar e o usaremos”, afirmou, num discurso ao Parlamento Europeu em Estrasburgo. “Nosso objetivo é uma solução negociada. Mas é claro que, se necessário, protegeremos nossos interesses, nosso povo e nossas empresas.”
O secretário de Comércio do Reino Unido, Jonathan Reynolds, disse que a resposta de Londres ao anúncio de Trump é permanecer calmo e empenhados.
“Os EUA são nossos aliados mais próximos, então nossa abordagem é permanecer calmos e comprometidos em fazer esse acordo, que esperamos que mitigue o impacto do que foi anunciado hoje”, disse Reynolds .
“Temos uma gama de ferramentas à nossa disposição e não hesitaremos em agir. Continuaremos a nos envolver com as empresas do Reino Unido, inclusive em sua avaliação do impacto de quaisquer medidas adicionais que tomarmos.”
Source link
