Sob o comando do cardeal italiano Giovanni Battista Re, rito conta com participação de brasileira. Está é a última cerimônia antes do sepultamento do pontífice. Começo da missa do funeral do papa Francisco
Kai Pfaffenbach/Reuters
A missa de funeral do papa Francisco – ou Missa das Exéquias – teve início neste sábado (26), por volta das 5h, pelo horário de Brasília – 10h, no horário local. A cerimônia conduzida pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais é a última antes do sepultamento do pontífice.
Francisco morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de um quadro de insuficiência cardíaca.
AO VIVO: Acompanhe a despedida ao papa
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A celebração marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido.
Cerca de 50 chefes de Estado acompanham a missa, incluindo o presidente Lula. Entre os nomes confirmados também estão o do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o da Argentina, Javier Milei.
A primeira etapa da cerimônia consiste no transporte do caixão já fechado para a praça, à frente do altar.
Veja o trajeto do cortejo fúnebre com o corpo do papa Francisco
Veja a seguir outros detalhes da programação:
A liturgia incluirá textos dos Atos dos Apóstolos, da Carta de São Paulo aos Filipenses e o Salmo 22 (23): “O Senhor é meu Pastor e nada me faltará”. No caso do salmo, os versos serão cantados por um membro do coral da Capela Sistina.
O Evangelho segundo João trará a passagem em que Jesus pergunta a Pedro três vezes se ele o ama e, em seguida, pede que o apóstolo apascente suas ovelhas.
Na homilia, Battista Re deve falar sobre a vida e os feitos de Francisco. Ele também pode mandar recados aos cardeais que participarão do conclave, sobre o perfil que a Igreja busca para o próximo pontífice.
Ao longo da celebração, os religiosos irão rezar pela alma e descanso do papa.
Por fim, terá início o rito Ultima Commendatio et Valedictio, que precede o sepultamento.
Em comunicado enviado à imprensa nesta sexta-feira (25), o Vaticano divulgou o mapa com a disposição dos membros do clero e dos convidados na Praça São Pedro. Confira no infográfico abaixo.
Durante a Oração Universal, também conhecida como Oração dos Fiéis ou Preces, a jornalista Bianca Fraccalvieri, que atua no serviço de imprensa do Vaticano, será responsável pelas leituras em português.
Toda a cerimônia contará com um forte esquema de segurança, com drones de vigilância, atiradores de elite, especialistas em desarmamento de bombas e outros especialistas. O espaço aéreo de Roma também deve ser temporariamente fechado.
Infográfico mostra como será a missa de funeral do papa Francisco
Gabs/g1
Sepultamento
Funeral do Papa Francisco vai ser mais simples do que os dos antecessores; entenda
Após o primeiro ato, por volta das 7h (12h, em Roma), o caixão do papa Francisco deixará o Vaticano em direção à Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em um trajeto de cerca de 4,4 km.
Durante a procissão, serão entoados cânticos e salmos.
Na chegada à basílica, serão feitas novas orações pela alma do papa. Esta etapa não será aberta ao público.
Sobre o caixão, serão colocados os selos do cardeal camerlengo, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Escritório das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Liberiano.
No momento do sepultamento, o celebrante irá aspergir o caixão com água benta.
O sepultamento deve ser concluído até as 9h (14h, em Roma).
Ainda no sábado, às 16h (21h, em Roma), será rezado o Rosário em frente à Basílica de Santa Maria Maggiore. O túmulo será aberto à visitação pública no domingo (27).
Cardeais em missa de funeral do papa Francisco
REUTERS/Nathan Howard
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Source link