‘No domingo, o Angelus poderá ocorrer de forma diferente em relação aos domingos anteriores’, afirmou a Santa Sé, detalhando o tratamento do pontífice e afirmando que ele está de ‘bom humor’. Papa Francisco em sua primeira aparição pública após internação
Reprodução/GloboNews
A saúde do papa Francisco, que continua se recuperando de sua longa internação após uma pneumonia dupla, apresentou “leve melhora”, anunciou o Vaticano em comunicado nesta sexta-feira (4), que também sugere a possibilidade de uma aparição pública neste domingo (6).
“No domingo, o Angelus poderá ocorrer de forma diferente em relação aos domingos anteriores. Uma atualização será divulgada amanhã pela Sala de Imprensa”, afirma a Santa Sé.
Aos domingos, normalmente, Francisco recita a oração do Angelus de uma janela do palácio apostólico com vista para a praça de São Pedro. A última ocorreu no dia 9 de fevereiro. Desde então, apenas uma versão escrita vem sendo divulgada.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O comunicado ainda dá mais detalhes sobre a recuperação do papa e informa sobre seus progressos:
“A situação do Papa apresenta um progresso do ponto de vista respiratório, motor e no uso da voz. Novos exames de sangue registram uma leve melhora nos indicadores infecciosos. Prosseguem os tratamentos farmacológicos, motores e respiratórios. A oxigenação também diminuiu ligeiramente: durante o dia, administração normal; à noite, quando necessário, administração de alto fluxo com cânulas”.
Afastado dos compromissos públicos desde sua hospitalização, o pontífice, de 88 anos, não é visto pelos fiéis desde que deixou o Hospital Gemelli, no dia 23 de março, quando falou brevemente de uma sacada.
Papa recebe milhares de cartas com votos de recuperação; volume chega a 150 kg por dia
Segundo o Vaticano, o papa, que está “de bom humor” e “continua trabalhando”, porém “ainda é prematuro falar” sobre sua participação no calendário de celebrações de Páscoa. Anteriormente foi anunciado que Francisco deveria voltar a ser visto pelos fiéis na celebração de domingo (20).
Nesta sexta-feira, o pontífice acompanhou uma cerimônia religiosa da Quaresma, celebrada na sala Paulo VI do Vaticano, por videoconferência.
Na quarta-feira, ele acompanhou da mesma forma a missa celebrada por ocasião do 20º aniversário da morte de João Paulo II.
Source link
