Trump volta a falar em anexar Canadá em meio a eleições legislativas no país vizinho: 'só benefícios, sem prejuízos'

Internacional




Eleitor canadense escolhe novo primeiro-ministro nesta segunda-feira (28). Trump fala sobre o Canadá se tornar 51º estado dos EUA desde início do mandato, em janeiro. Trump fala durante encontro com Bukele na Casa Branca
Reuters/Kevin Lamarque
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insistiu nesta segunda-feira (28) em sua ideia de anexar o Canadá em uma mensagem na qual desejou “boa sorte” ao país vizinho no dia das eleições legislativas.
Trump pediu que os canadenses escolham como primeiro-ministro “o homem que tenha a força e sabedoria para reduzir os impostos pela metade” e obter outros benefícios caso o Canadá se torne “o 51º estado dos EUA”. O republicano disse ainda em sua plataforma Truth Social que isso traria “apenas benefícios, sem prejuízos”.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Boa sorte ao grande povo do Canadá. Elejam o homem que tenha a força e a sabedoria para cortar seus impostos pela metade, aumentar seu poder militar, gratuitamente, para o nível mais alto do mundo, fazer com que suas indústrias de automóveis, aço, alumínio, madeira, energia e todos os outros setores QUADRUPLIQUEM de tamanho, SEM TARIFAS OU IMPOSTOS, se o Canadá se tornar o querido 51º estado dos Estados Unidos da América. Chega de linhas artificiais desenhadas há muitos anos. Vejam como este território seria lindo. Acesso livre, SEM FRONTEIRA. SÓ PONTOS POSITIVOS, SEM NEGATIVOS. É PARA SER! Os EUA não podem mais subsidiar o Canadá com as centenas de bilhões de dólares por ano que temos gastado no passado. Isso não faz sentido a menos que o Canadá seja um estado!”, afirmou Trump.
Trump fala sobre anexar o Canadá aos EUA desde o início de seu mandato, em janeiro. Múltiplas autoridades canadenses e até americanas rechaçaram a ideia. O ex-primeiro-ministro Justin Trudeau, que comandava o país à época, disse que o Canadá “nunca, jamais, o Canadá fará parte dos EUA”. Já o premiê provisório, Mark Carney, chamou a ideia de “loucura”.
Representantes canadenses ainda não se manifestaram sobre a fala de Trump desta segunda-feira até a última atualização desta reportagem.
A atuação de Trump como chefe do Executivo americano balançou o cenário político do país vizinho. O partido do Trudeau, no poder há mais de 10 anos, ganhou força após o então premiê defender o país contra os avanços do republicano.
Como Trump virou o cenário político do Canadá de cabeça pra baixo — e pode influenciar o resultado das eleições
Eleições legislativas no Canadá
Eleitores canadenses vão às urnas votar para um novo primeiro-ministro em 28 de abril de 2025.
Darren Calabrese/The Canadian Press via AP
Os canandenses escolherão nesta segunda-feira (28) um novo primeiro-ministro em eleições antecipadas e marcadas pela influência do “fator Trump”.
O pleito ocorre de forma antecipada —originalmente, as eleições ocorreriam no fim do ano, mas o abalo político causado pela renúncia do primeiro-ministro liberal Justin Trudeau, em janeiro, alterou o calendário.
As eleições legislativas antecipadas no Canadá acontecem na segunda-feira (28). O conflito com o vizinho norte-americano, alimentado pela guerra comercial e pelas ameaças de anexação de Donald Trump, mudou completamente o cenário desta eleição.
Cerca de 29 milhões de eleitores canadenses são chamados às urnas para eleger 343 novos deputados.
Sem maioria absoluta no Parlamento, seu sucessor, Mark Carney, pediu a dissolução da Câmara dos Comuns logo após sua nomeação, o que levou à convocação das eleições antecipadas. Leia mais sobre as eleições canadenses aqui.



Source link